Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande avança em ações estratégicas  para alcançar a sustentabilidade do Complexo 

Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande avança em ações estratégicas  para alcançar a sustentabilidade do Complexo 

Compartilhe

14/09/2022 14:20

Os presidentes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e do Sindicato Médico do Rio Grande (Simerg), Marco Antônio de Freitas, junto aos diretores Fernando Uberti (Geral) e Luiz Alberto Grossi (Interior), compuseram o conjunto de reuniões dos grupos de operacionalização da Frente Estadual em Defesa da Santa de Rio Grande, abordando encaminhamentos, atualizações e estratégias alinhadas com as macropostas do grupo para viabilizar sustentabilidade financeira emergencial e estrutural ao Complexo.

Criada em maio deste ano e instalada no fim do primeiro semestre, a Frente Estadual "evoluiu, consideravelmente, em ações e encaminhamentos", descreve Uberti, coordenador do movimento. As quatro agendas foram sediadas em locais estratégicos e que simbolizam as diferentes temáticas de atuação do movimento. As duas primeiras reuniões ocorreram na Reitoria da Furg. À tarde, foram realizadas na sede da Subseção de Rio Grande da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e  no Prefeitura de Rio
Grande. 

Confira os encaminhamentos centrais de cada subgrupo: 

GT Convênios 

Apresentação de pesquisa do Simerg entre os médicos da cidade para avaliação de perfil do público-alvo entre os profissionais que possuem relação com operadoras de saúde.

Apresentação de relatório de ações e reformas já implementadas no Complexo, em setor de convênios e particulares, e plano de ação da Direção quanto a novas medidas, com dimensionamento de investimentos necessários, e sem prejuízo aos atendimentos e procedimentos SUS.  

O objetivo é planejamento estratégico para aumentar o percentual de atendimentos e procedimentos por convênios e particulares no Complexo. 

Conjunto de novas ações desejadas será repassado documentalmente à coordenação da Frente, com os investimentos necessários a cada um dos pontos. 

A partir disso, a Frente Estadual, em conjunto com outras entidades e instituições, buscará os recursos em diferentes instâncias do Poder Público e setor privado .

Também foi pactuado que o Simers divulgará entre médicos gaúchos oportunidades de empregos ofertados pela instituição.

Reunião Furg 

Avaliação da interface entre Furg e Santa Casa quanto ao campo assistencial e de ensino/formação, cenário atual e possibilidades de expansão dos campos de prática e parcerias institucionais entre Furg, HU-FURG e Santa Casa. 

Encaminhada elaboração de avaliação diagnóstica de eventuais lacunas da Universidade e do HU-Furg que possam ser preenchidas no processo de reestruturação da Santa Casa. 

GT Jurídico 

Plano de ação para revisão de contratos com o objetivo de Recuperação de recursos ao Complexo. 

Encaminhado resultado parcial de verificação, com agendamentos sequenciais de reuniões para busca de devolução de valores. 

GT Político 

Monitorização de demandas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), emenda de bancada gaúcha, negociação da dívida do IPE-RS com a Santa Casa e estratégias adicionais de obtenção de recursos ao Complexo. 

Anunciada a aprovação de novos 40 leitos de retaguarda pelo Ministério da Saúde, encaminhamento de reajuste do teto de média e alta complexidade à SES/RS, confecção de projetos técnicos para novos equipamentos e insumos, habilitação de novos serviços, planejamento de reuniões com a Presidência do IPE-RS e bancada gaúcha foram os encaminhamentos.

Para o presidente do Simers, "essa união servirá de “case” para outras instituições de saúde que se encontram na mesma situação. E o Simers é parceiro em abrir portas e, sempre, preservar os interesses da categoria médica e sua defesa", reforçou. 

Para o Diretor Geral do Simers e Coordenador da Frente, ”já estamos falando em um cenário muito mais positivo, com a possibilidade de até o primeiro semestre de 2022 termos um incremento de R$60 milhões em verbas adicionais à Santa Casa, além de um planejamento que garanta sustentabilidade estrutural à instituição. A união de tantas entidades em torno dessa ideia sem dúvidas tem contribuído a esse processo”.

Participaram das reuniões: pela Santa Casa, o presidente Renato Silveira, Clóvis Klinger, vice-presidente e César Paim, superintendente. O Superintendente da Unimed Litoral Sul, Luiz Fernando Spotorno. O Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco. Os promotores de Justiça (MP/RS) José Alexandre Zachia Alan e Rudimar Tonini Soares. Os vereadores Júlio Silva e Júlio Lamim, representando a Câmara de Vereadores. O Reitor da Furg, Danilo Giroldo, e a Superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão. O Presidente da OAB/RS em Rio Grande, Ary Silva Júnior e Luiz Adelar do Nascimento Souza, diretor-Tesoureito da OAB/RS Subseção Rio Grande. 

Sobre o Movimento:
A Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande é composta pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato Médico do Rio Grande (Simerg), Direção da Santa Casa do Rio Grande, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Prefeitura e Câmara de Vereadores do Rio Grande, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindijors) - Delegacia de Rio Grande; Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS e OAB-Subseção Rio Grande.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política